Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

SAÚDE, ÁGUA E NUTRIÇÃO


A  água é uma das substâncias mais abundantes no organismo humano e por isso mesmo vital para a saúde e o bom funcionamento de nosso organismo. Pesquisas afirmam que um ser humano pode passar até 50 dias sem comer, mas o limite máximo de privação de água é de, no máximo, 72 h, dependendo da temperatura local.
A água participa de inúmeras funções:
  • é ela que carrega nutrientes e resíduos pelo corpo, participa de reações químicas na digestão e na produção de hormônios, absorve e libera calor do nosso corpo, auxiliando na boa manutenção da temperatura corporal. Serve também como lubrificante: saliva, mucosas e outros fluídos tão necessários, no tórax e abdome, por exemplo, onde os órgãos internos se tocam e deslizam uns sobre os outros, sem nos esquecermos das articulações onde os ossos, ligamentos e tendões se atritam uns sobre os outros.
Não espere ter sede para beber água. A sede é uma expressão do corpo no momento em que ele já está entrando em desidratação.Recomenda-se que adultos bebam cerca de 2,5 litros de água diariamente, ou seja, 8 copos por dia. Chá, café e refrigerante não contam, já contém cafeína e possuem um efeito diurético. A água melhora o hálito, o intestino e também a disposição.

O importante é não esquecer que o ser humano é composto de três dimensões (física, psíquica e espiritual). Precisamos de água para o corpo, mas também precisamos da àgua Viva, que é Jesus, para saciar a nossa sede espiritual.
Texto de Dra. Gisela Savioli -nutricionista) Revista Canção Nova 2008

Um comentário:

  1. oi querida, tudo bem?
    Voce deixou comentario no meu site (MagraEmergente.com) perguntando se me chamo Ana... lembra? Meu nome é Tiane.. acho q nao foi eu nao.. :)

    ResponderExcluir

Que bom que você veio e deixou seu comentário...Deus te abençoe