Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Tomar sol também tem benefícios


Pergunta 1 Como a luz solar afeta os ossos?
Parabéns, você acertou esta pergunta
Sua Resposta a) Ela é essencial para deixar os ossos mais fortes

Nota: Embora o excesso de sol possa causar vários problemas, como manchas, envelhecimento precoce e câncer de pele, os raios solares na medida certa são essenciais para a síntese de vitamina D. "Na presença do cálcio, essa vitamina ajuda a reduzir a perda óssea, diminuindo as chances de fratura em pessoas com osteoporose", explica o reumatologista Sérgio Lanzotti, do Minha Vida.

Pergunta 2 A luz solar afeta o humor?
Parabéns, você acertou esta pergunta
Sua Resposta a) Ela aumenta a sensação de bem-estar
Nota: Segundo a dermatologista Flávia Toledo Piza, a exposição solar regula a produção de serotonina e melatonina, hormônios que dão a sensação de bem-estar, regulam o humor, a energia e também a qualidade do sono.

Pergunta 3 O sol pode ser usado no tratamento de doenças?
Parabéns, você acertou esta pergunta
Sua Resposta a) Sim, ele diminui a progressão de algumas doenças dermatológicas
Nota: "Um dos tratamentos para psoríase e dermatite seborreica é a exposição controlada aos raios solares, mas é sempre um médico quem deve indicar esse tratamento", explica Flávia Toledo Piza.A capacidade de resistir às doenças e de combatê-las também está relacionada à quantidade de vitamina D encontrada no organismo. Essa vitamina tem ação bactericida e estimula a fagocitose, agindo no combate a algumas infecções, como a tuberculose. Atua ainda, direta e indiretamente, na diferenciação e ativação de linfócitos T-CD4+, que são células de defesa, prevenindo o desenvolvimento de doenças autoimunes.

Pergunta 4 As câmaras de bronzeamentos são mais seguras que os raios solares?
Parabéns, você acertou esta pergunta
Sua Resposta b) Não, elas causam os mesmos efeitos que a luz solar
Nota: De acordo com a dermatologista Flávia Toledo Piza, tanto a exposição solar quanto as câmaras de bronzeamento aceleram o envelhecimento da pele e aumentam o risco de câncer de pele, incluindo o seu tipo mais agressivo, o melanoma. "Não ha estudos que comprovem que as câmaras de bronzeamento são mais seguras que a luz solar. Além disso, normalmente essas câmaras não emitem radiação UVB, responsável pela produção de vitamina D pela pele", explica.

Pergunta 5 Os protetores solares devem ser usados:
Parabéns, você acertou esta pergunta
Sua Resposta c) Todos os dias
Nota: "A radiação solar afeta a pele mesmo em dias que o sol não aparece com força. Por isso, o uso de protetor solar deve ser feito todos os dias", diz a dermatologista Sirlene Ávila da Rocha, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.


Pergunta 6 O fator de proteção dos protetores solares deve ser sempre maior que:
Parabéns, você acertou esta pergunta
Sua Resposta a) Número maior que 30 FPS não traz mais proteção
Nota: O uso de protetores solares de grau até 30 FPS já é suficiente para proteger a pele. Cuidado para não comprar produtos que prometem uma falsa proteção "Um filtro solar com FPS 60 não protege duas vezes mais que um filtro com FPS 30, como se poderia esperar. Na realidade, a foto-proteção é de apenas 1.3%. Por isso, o FPS 30 é o valor máximo que consta nas embalagens dos produtos americanos", explica a dermatologista Sirlene Ávila da Rocha.

Pergunta 7 Pessoas com pele negra também podem se prejudicar com a radiação solar?
Parabéns, você acertou esta pergunta
Sua Resposta b) Elas também precisam ficar atentas aos problemas causados pela radiação
Nota: De acordo coma dermatologista Flávia Toledo Piza, pessoas morenas e negras, apesar de terem menos chance de desenvolver alguns tipos de câncer de pele, também podem desenvolver melanomas. Além disso, a pele escura mancha com maior facilidade.

Pergunta 8 O vidro do carro escurecido protege contra radiação solar?
Parabéns, você acertou esta pergunta
Sua Resposta a) Eles oferem proteção parcial
Nota: As janelas da maioria desses vidros filtram os raios UVB - a principal causa de vermelhidão da pele e de queimaduras de sol - mas não os raios UVA, que penetram mais profundamente na pele e podem causar danos como o câncer de pele. Pessoas que passam muito tempo dirigindo de dia tem mais chances de desenvolver câncer de pele, de acordo com um estudo feito pela St. Louis University, nos Estados Unidos. Por isso, o uso de protetor solar é importante mesmo para quem fica dentro do carro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você veio e deixou seu comentário...Deus te abençoe